Imagem topo

EXPOSIBRAM 2024 se consolida como palco de lançamentos tecnológicos para o setor de mineração

Entre as diversas soluções apresentadas ao público, um sistema de teleoperação que permite o controle remoto de veículos pesados, reduzindo a exposição de trabalhadores a ambientes de risco.

A EXPOSIBRAM 2024 – Mineração do Brasil | Expo & Congresso, um dos principais eventos da mineração na América Latina, reafirma seu papel como um polo de inovações tecnológicas, com a presença de diversas empresas apresentando soluções de ponta para o setor. Entre as novidades deste ano, destaca-se o sistema de teleoperação de caminhões da Hexagon, que permite o controle remoto de veículos pesados.

Essa tecnologia, adaptável a diferentes marcas e modelos, é um exemplo do avanço que promete aumentar a segurança e eficiência nas operações de mineração, reduzindo a exposição de trabalhadores a ambientes de risco.

O gerente de negócios da Hexagon, Leonardo Costa, explica que o sistema de teleoperação não exige a compra de novos equipamentos. “A solução funciona como retrofit, ou seja, podemos adaptar qualquer marca ou modelo de máquina existente para ser operada remotamente”, afirma. O sistema reproduz todos os comandos do caminhão em um cockpit, localizado a uma distância segura, permitindo que o operador controle o veículo com alta precisão.

Durante a EXPOSIBRAM, a Hexagon demonstrou essa tecnologia em um caminhão Scania 8×4 especializado em mineração. Enquanto o veículo estava em um pátio em Contagem (MG), a quase 15 quilômetros do Expominas, a cabine de controle estava localizada no local do evento. “Mesmo à distância, o operador tem total controle sobre as manobras, como se estivesse dentro do caminhão. A precisão dos comandos garante segurança e eficiência, até em espaços apertados”, destacou Costa.

A parceria entre a Hexagon e a Scania assegura que o caminhão continue com a garantia de fábrica, mesmo após a instalação do sistema de teleoperação. Embora pioneira no Brasil, essa solução já possui existe há 25 anos, por meio da subsidiária canadense Hardline, de quem a Hexagon adquiriu o sistema.

Inovações tecnológicas como essa prometem transformar a mineração, trazendo não apenas maior segurança para os trabalhadores, como também ganhos operacionais significativos.

Patrocinadores