Imagem topo

EXPOSIBRAM 2024: feira traz inovações e promove interatividade nos estandes de grandes empresas do setor

Mineradoras e fornecedores do setor proporcionam aos visitantes experiências por meio de realidade virtual, aproximando o público do processo produtivo das minas. A sustentabilidade e novos produtos para o setor também estão entre as atrações, além de iniciativas voltadas para as comunidades com foco na responsabilidade social.

A feira que acontece na  EXPOSIBRAM 2024 – Mineração do Brasil | Expo & Congresso,  um dos maiores eventos de mineração da América Latina, teve seu primeiro dia marcado por uma impressionante variedade de atrações e inovações nos estandes das empresas participantes. Com 27 mil inscritos antes do início e a expectativa de receber mais de 70 mil visitantes ao longo dos quatro dias, a feira realizada no Expominas, em Belo Horizonte, promete superar o sucesso da edição anterior (2022), quando recebeu 61 mil pessoas.

Entre as mineradoras presentes, o estande da AngloGold Ashanti surpreende os visitantes com uma imersiva experiência de realidade virtual, a qual permite um passeio pelo subsolo da Mina Cuiabá, em Sabará (MG). Por meio de óculos de realidade virtual, o público pode simular a descida  à mina e explorar as operações de extração de ouro, vivenciando o processo até a obtenção do metal. A mineradora também destaca sua certificação de Ouro Sustentável, mostrando seu compromisso com a responsabilidade social e ambiental.

Outro exemplo é a Lantex, a empresa de telas de peneiramento trouxe para o evento um produto inovador, o NR 225, uma tela com durabilidade ampliada e desenvolvida com tecnologia própria. Com esse lançamento, a empresa pretende revolucionar o mercado, oferecendo uma solução mais eficiente para as operações de mineração.

No estande da Samarco, a sustentabilidade é o tema central. A estrutura foi montada utilizando coprodutos de rejeitos arenosos de mineração, destacando alternativas inovadoras para a reutilização de resíduos. A empresa também apresenta um tour virtual 360º, que permite ao visitante conhecer todas as etapas do processo produtivo. Além disso, o estande oferece produtos de comunidades locais, como o Café Caparaó e artesanatos do Espírito Santo, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e apoio a projetos sociais.

Já a Vale aposta em experiências interativas em seu estande, com hologramas que explicam os usos dos produtos vindos da mineração, além de um game onde o visitante pode simular a operação de uma mina. Um passeio virtual pelas operações da empresa também está disponível.

Uma sonda de perfuração, feita de nióbio e dedicada ao mercado de geotecnia, é o destaque da Geobit, empresa do Grupo Geopar. A empresa apresenta o equipamento, que é uma inovação no setor, pela primeira vez durante a feira.

Uma praça cenográfica, que remete às comunidades do interior onde a empresa atua, foi a aposta do estande da Anglo American e está encantando os visitantes. Queijos e doces premiados, produzidos por produtores locais apoiados pela mineradora, foram oferecidos ao público, reforçando o lema “Mineração Sustentável, Comunidade Viva”. A empresa também lançou uma visita virtual ao seu museu Estação Ciência, que conta a história da região do Vale do Espinhaço e da mineração.

A EXPOSIBRAM 2024 segue até o dia 12 de setembro, oferecendo uma rica programação que inclui palestras sobre transição energética, tributação e inovação no setor mineral, entre outros temas. A entrada é gratuita, mediante inscrição no site oficial do evento.

Patrocinadores